Nesta segunda-feira, dia 24/02, comemoramos a conquista do voto feminino no Brasil.
No Brasil, o movimento tomou corpo através da ativista e bióloga Bertha Maria Julia Lutz (1894-1976). Em viagens pela Europa, onde estudou, e Estados Unidos ela acompanhou a luta dos movimentos feministas. Mulher corajosa e determinada, ela criou e participou de movimentos como a Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher e foi representante do Brasil na Liga das Mulheres Eleitoras.
O voto feminino foi garantido através do Decreto nº 21.076, de 24/02/1932, assinado pelo, então, presidente Getúlio Vargas
De lá pra cá muitas foram os avanços que permitiram a mulher maior liberdade para lutar por causas sociais, e com isso conquistar mais espaço no cenário político nacional, proporcionando que hoje existam mulheres em praticamente todos os cargos eletivos.
Cabe a nós, mulheres do século XXI, então, mudarmos números e percentuais ainda desfavoráveis às mulheres, no poder público, mas com a condição de uma representação que venha junto aos anseios de todas e modifique, com nosso apoio, a realidade que ainda subjuga as mulheres – com salários ainda inferiores aos dos homens e a violência em todas as suas formas -, e priorize políticas públicas de saúde, educação e moradia.
Enfim, cabe a cada uma de nós, refletir e lutar unidas para mudar nossa realidade.
APROVEITANDO ESSA LEMBRANÇA HISTÓRICA DE LUTA, LEMBRAMOS QUE NESTE SÁBADO, DIA 29/02, ACONTECE A ASSEMBLEIA GERAL DO SINDICATO, ÀS 15:00h , NA ASSOCIAÇÃO DA ASTEKA.
VENHA DIALOGAR E AJUDAR O SEU SINDICATO A LUTAR PELOS SEUS DIREITOS. OBSERVE QUE É, SOMENTE, ATRAVÉS DE LUTA E ORGANIZAÇÃO, QUE CONSEGUIMOS CONQUISTAR E GARANTIR DIREITOS. NADA VEM DE GRAÇA.
SUA PRESENÇA É MUITO IMPORTANTE.
O SINDICATO PRECISA DE VOCÊ. VOCÊ PRECISA DELE.